quarta-feira , 12 agosto 2020
Home » Dicas » Como fazer um currículo simples e fácil

Como fazer um currículo simples e fácil

Fazer um currículo simples e fácil e um dos objetivos dos candidatos que estão em busca de uma colocação profissional no mercado de trabalho.

Elaborar um CV que demonstre suas qualificações e experiências profissionais não precisa ser uma tarefa árdua.

Aliás, a sabedoria popular já diz que “menos é mais”. Pensando em facilitar sua busca por uma vaga de emprego ideal, elaboramos 6 dicas neste artigo. Continue lendo e confira!

Aprenda a fazer um currículo simples e fácil

Com o índice de desemprego em alta e a ampla concorrência, os candidatos precisam ter uma ótima “porta de entrada” para ser visto pelos recrutadores das empresas.

Na maioria das vezes, esse primeiro contato se dá através do currículo, documento que consta dados e informações importantes de quem está procurando emprego.

O CV, apesar de simples, deve constar informações que ajudem o RH a conhecer você. Por isso, adicione suas últimas experiências profissionais pertinentes ao cargo que deseja desempenhar na empresa.

Além disso, é importante informar sobre seu nível de escolaridade, cursos, experiências voluntárias e idiomas que domina, por exemplo. Evite, no entanto, informações desnecessárias, como experiências em outras áreas ou cursos que não contribuam com sua nova função.

Use palavras formais, mas que sejam fáceis dos recrutadores entenderem. Termos rebuscados ou textos muito longos têm muita chance de atrapalhar a visualização do CV e fazer com que o candidato perca chances de trabalho.

Saiba o que escrever no seu CV

Para te ajudar a desenvolver um ótimo currículo, é preciso inserir algumas informações essenciais. Fique atento em quais são nas dicas a seguir:

1. Dados pessoais

Geralmente é necessário por os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Idade ou data de nascimento
  • Contato telefônico
  • Contato de e-mail
  • Endereço
  • Estado civil
  • Nacionalidade

2. Objetivos profissionais

Você deve deixar claro qual objetivo pretende na empresa a qual está se candidatando. É importante informar a vaga pela qual deseja concorrer mas, se a empresa apresentar mais de uma área que tenha interesse, exponha em quais delas deseja atuar.

3. Experiência Profissional

Busque relacionar as experiências que tenham a ver com o cargo que deseja exercer na empresa em questão. Evite prolongar seu currículo com vivências profissionais que não acrescentam ao seu atual posicionamento. Caso esteja em busca do seu primeiro emprego, basta informar ao recrutador “em busca de experiência profissional”. Evite mentir sobre lugares que você não trabalhou.

4. Formação Acadêmica

Informe seu nível de escolaridade no currículo. Se cursou ou cursa faculdade, qual período e turno. Além disso, é interessante informar cursos extracurriculares que possa ter feito e que agreguem valor ao cargo que pretende atuar na empresa.

5. Atividades extracurriculares

Além das experiências profissionais que viveu, é importante citar se você participou ou participa de atividades extracurriculares que tenham ligação direta ou indireta com sua área de atuação, como:

  • Intercâmbios culturais
  • Trabalhos voluntários
  • Organização de eventos
  • Atividades Culturais

6. Idiomas

É importante que o candidato busque aprender pelo menos uma língua estrangeira para aprimorar seus conhecimentos e expandir oportunidades no mercado de trabalho. Atualmente há diversos cursos gratuitos disponíveis para quem deseja turbinar o currículo.

 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK E WHATSAPP PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS VAGAS DIVULGADAS EM NOSSO SITE, TODOS OS DIAS. SÃO CENTENAS DE VAGAS PARA TODO O RIO DE JANEIRO!!

 

Diariamente são abertas Vagas de emprego  – CLT – Jovem Aprendiz – Estágio – Cursos e Notícias tudo você encontra em nosso site ! EMPREGOS RJ

 

Nosso serviço é 100% gratuito tanto para os candidatos quanto para as empresas, em caso de cobrança denuncie.Nunca aceite pagar nenhum tipo de taxa em troca de promessas de emprego !